Não é muito cedo para começar a tomar remédio?

Essa é uma pergunta recorrente, tanto no consultório, quanto nas minhas aulas mas também em reuniões sociais. De alguma forma criou-se um mito de que não se pode iniciar um tratamento "cedo demais", em especial na psiquiatria.

Digo que é um mito porque, na realidade, qualquer tratamento dá mais certo quando iniciado precocemente. Quanto mais tempo se levar para diagnosticar e tratar depressão, pior ela tende a ficar. O mesmo ocorre para transtorno bipolar, esquizofrenia, estresse pós-traumático e por aí vai.

Infelizmente, estudos americanos mostram que ainda demora-se muito para se diagnosticar condições que tem o potencial de limitar muito a vida da pessoa, tal como a depressão bipolar. Não seguir o tratamento correto, abandoná-lo precocemente, tomar antidepressivos de maneira inadequada (muitas vezes prescritos por médicos que não especialistas em psiquiatria) pode levar a uma piora do prognóstico, aumento da irritabilidade e ansiedade, seja a curto ou longo prazo.

Por outro lado, é fato que vivemos numa época em que há demasiada crença em propriedades milagrosas dos antidepressivos. Acredito que o fato do termo 'depressão' ser utilizado com inúmeros significados diferentes acabou favorecendo a banalização do uso social do termo e também prescrição exagerada de antidepressivos. A indústria farmacêutica tem seu papel nisso pois enche de amostras grátis os consultórios de médicos que nunca se dedicaram a estudar psicopatologia a fundo.

Antidepressivo não é pra tratar tristeza e não vai fazer você resolver os problemas vivenciais que você precisa resolver mas tem medo. Nem toda ansiedade, tristeza e insônia são patológicas. A ansiedade, a tristeza e a insônia são sinais de que há algo errado com você, ou com sua vida e são reações que ocorrem no organismo saudável (sugiro que assistam aquele filme Divertidamente da Disney). Procure se entender melhor, procure identificar o que te causa angústia e trabalhe no sentido de deixar pra trás aquilo que te adoece. Isso não é fácil mas é uma etapa fundamental do processo. 

Minha mensagem de hoje é: faça terapia, faça exercícios físicos, viva de forma saudável, se conheça melhor. Se um profissional especializado te avaliou corretamente, te escutou, examinou, acha que é necessário você tomar remédio, então tome. Quando bem prescritos, antidepressivos e outros medicamentos similares possuem grande potencial de causar o bem. Só não saia tomando remédio porque o vizinho falou que é bom ou porque você falou que estava estressado e um profissional que mal entende disso te deu uma receita como se remédios fossem nos livros do mal estar na civilização.

Murilo Ferreira Caetano

Comentários

Postagens mais visitadas